Eleições 2020, você está preparado eleitor?
- Jairo Lunardi

- 27 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
No dia 4 de outubro de 2020 é hora de ir às urnas para escolher prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros. Os prefeitos só podem ser reeleitos para um único período após o primeiro mandato, mas os vereadores podem se reeleger sem limite do número de vezes consecutivamente.

Isso pode ser bom? Uma vez claro que sim, esse político vai ter um conhecimento melhor sobre a administração pública. Mas ele se eleger indeterminadamente pode ser bom? Vereador pode ser uma profissão? Será que o legislador que você elegeu em 2016 tem feito um bom trabalho?
Assim como os vereadores, os deputados também podem ser reeleitos infinitamente. Para termos uma noção entre os 40 deputados estaduais de Santa Catarina eleitos em 2018 para o cargo, 18 já estão na casa e terão mais quatro anos de mandato — 11 deputados estaduais que tentaram a reeleição não tiveram votos suficientes.
Alguns políticos (sem generalizar) se valem da influência dentro das casas legislativas, para formar conchavos e assim se reeleger a cada 4 anos. Em muitos dos casos os parlamentares apresentam projetos de leis, que em sua maioria não são aprovados ou se quer discutidos. Mas na hora da eleição fazem número para encher os olhos dos eleitores.
Mas apesar da lei permitir essas reeleições, a principal responsabilidade é do eleitor, que deve estar atento ao que os candidatos falam, é preciso que você, que elegeu um candidato, acompanhe a trajetória dele, para que ele não seja lembrado só no próximo pleito.
Cada um tem sua responsabilidade de avaliar o que o candidato fez ou deixou de fazer, se as promessas de campanha foram cumpridas e se os projetos apresentados por ele são ou não são relevantes.
Enquanto depender deles mesmos acabar com a reeleição, certamente vamos continuar tendo cada vez mais “políticos profissionais”, dentro das casas legislativas (congresso, assembleias legislativas e câmaras de vereadores), recebendo um gordo salário e usufruindo de todos os benefícios, sendo que em alguns casos não sabem se pronunciar na tribuna e muitos nos seus longos anos de legislativo não conseguem apresentar nenhum projeto de lei, que beneficie de verdade a sociedade que pertence.
Fique atento! É hora de novas ideias e de encontrarmos pessoas preparadas para propor projetos, temos que colocar lá quem realmente quer fazer diferente e que tenha condição para ser agente dessa mudança.




Comentários